terça-feira, 14 de junho de 2011

A CURA DO FILHO DO OFICIAL



Texto Bíblico: João 4.46-54

Abordagem: Vá, a bênção já chegou em tua casa!

INTRODUÇÃO:

Estamos no início desta jornada de fé e esperança de que Deus vai fazer algo novo; de que Deus vai realizar algo que você está esperando. A cada milagre, uma nova lição daquilo que Deus é capaz de fazer!

Nesta semana, a cidade é a mesma: Cana da Galiléia (v.46), os personagens são outros, o milagre é outro, mas o Deus é o mesmo! As palavras de Jesus são tremendos desafios para a fé: “Vai, teu filho vive!”

Depois do primeiro milagre (João 2.1-12), Jesus já limpou o templo, já encontrou com Nicodemus, já teve aquele encontro maravilhosos com a mulher samaritana e agora, ele está de volta a Cana da Galiléia.


Jesus fez nos evangelhos, mais de 38 milagres, mas João destaca apenas estes 7 sinais. O primeiro aponta para a transformação da vida (água em vinho), e agora, o segundo – aponta para o fato de que o Messias, o Salvador está presente nas crises familiares.

O texto informa-nos que um oficial se aproxima de Jesus. Ele era um homem de posição social naqueles dias. Ele provavelmente era rico e viera de longe... alguns estudiosos dão a conta de cerca de 25 km. Ele veio para encontrar-se com o filho de um carpinteiro. Neste milagre nós podemos aprender algumas lições importantes para nossa vida:

1. BUSQUE SEMPRE A SOLUÇÃO DE SUAS NECESSIDADES
Tem gente que fala demais, tem gente que age de menos. Não se contente com teologizações vazias, busque em Deus a solução de suas crises, de suas lutas.
O filho do oficial estava doente. Ele está à morte. A situação estava feia. Não há tempo para conversa fiada. Não há tempo para suposições vazias. Ele precisa de uma solução rápida... Ele busca a Jesus. Jesus é a única solução. Ele soluciona o que está insolucionavel. Busque a Jesus. Ore, Jejue... mas busque de coração aberto.
2. VENÇA OS OBSTÁCULOS
Na vida da gente o que não faltam são obstáculos. Vença os impedimentos, supere os obstáculos. Não estacione ante as dificuldades.

 oficial estava acostumado a autoridade, estava acostumado a mandar. Ele não pedia, ele mandava. Ele teria que vencer a soberba e ir até o filho do carpinteiro e lhe pedir ajuda.

O segredo diante de Deus não é a arrogância – eu mando, eu determino, eu ordeno. Mas o segredo é o quebrantamento, a humildade. Vença o seu obstáculo!

3. SIGA AS PALAVRAS DE JESUS
O oficial recebeu uma palavra: Teu filho vive, vai para casa. Ele creu sem ver. Ao retornar para casa ele encontra seus servos que lhe informam o que ocorrera. A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus diz Paulo.

Quais são os passos para o crescimento da fé ?

a. Informação: Ele soube que Jesus estava por perto. Ele foi atrás da bênção para sua casa. Tem muita gente que começa assim.

b. A fé da crise: A crise: A crise bate na porta da casa da gente e devido a crise corremos atrás de Deus. Na crise o sujeito ora, jejua, vai na igreja... Tem gente que começa assim também...

c. A fé transformadora: A fé que cura, que muda a história da gente. É a fé que nos envolve com Jesus. Ela é integral

a. É da informação

b. É da crise

c. É transformadora

Porque este milagre aconteceu ? Porque um cidadão espalhou a boa nova de que o filho do carpinteiro fazia milagres. Um sujeito anônimo. A história chegou aos ouvidos do oficial que estava enfrentando a doença para morte de seu filho. O coração deste pai se encheu de esperança, uma pessoa foi curada, uma família inteira creu porque alguém contou algo sobre Jesus. Contou que Deus está presente na vida da gente, que seu poder não está limitado as distâncias. Assim aconteceu este milagre em Cana e pode acontecer aqui também!

Um comentário:

reinaldo silva disse...

otima mensagem pode ler e Jesus vai abensoar sua vida

#navbar iframe{heigth: 0px; visibility: hidden; display: none;}